sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Eufrates está sumindo no Iraque

Apocalipse 16.12
"E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do oriente."
O Rio Eufrates está secando. Sufocado pelas políticas adotadas pelos vizinhos do Iraque, Turquia e Síria, por uma seca que já dura dois anos, e o mau aproveitamento da água pelo governo e agricultores iraquianos, o rio está significativamente mais raso do que era há alguns anos. Algumas autoridades temem que, em breve, o rio se torne a metade do que é hoje.

A retração do Eufrates - rio que foi tão crucial para o nascimento da civilização a ponto de o Apocalipse profetizar que ele secaria, sinalizando o fim dos tempos - está castigando os agricultores ao longo de suas margens, empobreceu os pescadore
s e vem esvaziando as cidades ribeirinhas, com a fuga dos camponeses para as grandes cidades em busca de trabalho.

Os pobres são os que mais sofrem, mas todas as camadas da sociedade sentem os efeitos disso: xeques, diplomatas e até membros do Parlamento que se retiram para suas fazendas após passar semanas em Bagdá.

TERRA ÁRIDA

Ao longo do rio, os campos de trigo e arroz transformaram-se em terra árida. Os canais definharam e agora são regatos pouco profundos, e os barcos de pesca estão encalhados na terra seca. As bombas destinadas a alimentar as usinas de tratamento de água balançam inutilmente sobre o charco escuro.

"Os velhos dizem que esta é a pior fase da qual se recordam", disse Sayid Diya, pescador de 34 anos em Hindiya, sentado num café ao lado de colegas sem trabalho. A seca está afetando todo o Iraque. A área de cultivo de trigo e cevada no norte teve uma redução de cerca de 95% e os pomares de árvores cítricas e tamareiras no leste do país estão secos.


Fonte: Estadão

2 comentários:

  1. É.... tenho acompanhado o apocalipse e dediquei um tempo a ler livros sobre assuntos correlatos e livros explicativos da bíblia e..... acho que é chegada a hora... Estaremos vivos para ver a grade mudança... Infelizmente a natureza irá expurgar 2/3 desta população indigna de aqui viver...., comentário que recebi de um amigo a quem enviei este email, as coisas estão acontecendo, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Preste está o fim, pena que se tem pregado apenas prosperidade.
    Preguemos a volta triunfante do mestre Jesus.

    ResponderExcluir